DIUs, como eles influenciam na aparência da sua pele
Uma solução para as mulheres que desejam um método contraceptivo eficiente, é a utilização de dispositivos intra-uterinos. Hoje, existem diversos tipos de dispositivos, entre eles os que liberam hormônios e os que não liberam hormônios.
Os DIUs que não liberam hormônios (cobre, cobre + prata) atuam soltando micropartículas de cobre que impedem que o espermatozóide chegue ao óvulo.
Já os DIUs que liberam hormônios como Mirena, Kyleena e Implanon atuam liberando o hormônio progesterona e este impede a liberação do óvulo para o útero, reduzindo as chances de gravidez.
Mas o que eles têm a ver com a pele?
Muitas mulheres reclamam da piora da acne após a implantação do DIU, isso se deve ao fato que, tanto os DIUs hormonais como os DIUs não-hormonais atuam apenas na questão de fertilização.
Os DIUs não-hormonais não tem atuação sobre a regulação do ciclo menstrual. O que acontece é que muitas mulheres tomam anticoncepcional por anos, e essas pílulas tem efeito antiandrogênico (controlam oleosidade, melhora a acne, cabelo...). Quando elas optam pelo DIU como forma de prevenção, o aparecimento da acne e o aumento da oleosidade da pele são reflexos da retirada da pílula.
Já os DIUs hormonais liberam apenas progesterona na corrente sanguínea, enquanto o hormônio que regula a oleosidade da pele, e a deixa bonita é o estrogênio, hormônio que não está presente em nenhum tipo de DIU.
Sendo assim, os dois tipos de DIUs terão efeitos adversos na pele.
Por isso, converse com o seu ginecologista para fazer a melhor escolha, e lembre-se de ter sempre um esteticista ao seu lado para te auxiliar durante todo o tempo que ficar com o implante!
Limpeza de pele regular, revitalizações faciais e procedimentos para controle de oleosidade e acne podem reduzir bastante o aparecimento das espinhas.
Quer saber mais sobre os tratamentos oferecidos aqui na clínica?
Entre em contato pelo fone/whats 54 99177-7789
Esperamos você!!